Catequese da Crisma

A catequese da Crisma apresenta ao Jovem a PESSOA DE JESUS DE NAZARÉ, como Alguém de especial importância para sua vida. Ele é o caminheiro que se aproxima ao jovem para escutar seus desabafos, medos, esperanças e sofrimentos, ilumina desde a novidade da Boa Noticia do Evangelho, convida à Mesa da partilha e da Eucaristia e envia em Missão. (Lucas 24,13-35, Jesus caminha com o/a jovem).

Pelo sacramento da CRISMA, assumimos de uma forma amadurecida e adulta o chamado de Jesus para sermos discípulos (as) e missionários (as) do Reino do Pai.  A Crisma seria o Sacramento do discipulado. O (a) jovem crismado é chamado a ser missionário e profeta, especialmente em meio de seu ambiente jovem (trabalho, lazer, estudo, família…) da Boa Nova de Jesus Cristo hoje.

A Crisma é o sacramento da maturidade de nossa fé, que confirma o nosso batismo e pelo qual Jesus Cristo nos chama a sermos seus discípulos (as), associando-nos à sua Missão, de ser Boa Notícia do Reino de Deus que já está presente entre nós.

A Catequese de Crisma é uma catequese juvenil. E isso é um fator determinante a ter em conta: Tem que ser participativa e interativa. Saber se aproximar a esse mundo sagrado do jovem com respeito, como um abrir pistas, horizontes, luzes, à luz do Deus da Vida e dos Valores do Reino. Por isso os primeiros recursos que temos que ter para uma catequese Crismal com os jovens são a do próprio mundo e vida do jovem, e a Bíblia, como proposta de Deus que ilumina essa realidade e tem uma palavra a dizer.

Na Paróquia, temos um grupo grande de Catequistas da Crisma, adultos e jovens, que fazem essa integração do mundo do jovem e da experiência de caminhada de fé. Tem duração de um ano, e a cada ano se crismam uma média de 100 jovens. Como adultos cristãos e Comunidades que sabem da importância da formação na fé, incentivemos sempre aos nossos jovens a viver a plenitude da Iniciação cristã no Sacramento da Crisma.

Fotos da catequese da Crisma de 2008 da Paróquia S. Jorge