Catequese de Adultos

A formação cristã e a catequese sempre é um processo que inicia no início da vida e só termina quando nossas vidas voltam para Deus.

Mas se antigamente todos por ambiente familiar e social recebiam os sacramentos de Iniciação cristã e se consideravam católicos por tradição, hoje cada vez mais temos em nossas comunidades, pessoas já adultas, que por diversas circunstâncias não foram batizadas, não receberam a primeira Eucaristia e também a Crisma.

É por isso, além da importância e atualidade sempre da catequese e formação permanente, que se faz necessário nas Comunidades,  oferecer também uma catequese mais direcionada para os adultos que não tiveram oportunidade de receber no seu dia esses Sacramentos.

Eis aqui algumas orientações para essa catequese na Paróquia São Jorge:

Para quem? Para pessoas adultas das nossas Comunidades que queiram iniciar ou aprofundar mais esse processo de conhecimento e crescimento na fé. Mas especialmente para as pessoas adultas, (mais de 18 anos) que se encontrem nestas situações:

• Não sejam batizadas
  • Não tenham feito a Primeira Eucaristia
  • Não tenham recebido a Crisma
  • Pessoas que há muito tempo se afastaram da participação da Igreja e querem voltar a participar e conhecer mais a caminhada da fé, em Igreja e Comunidade desde a base da Bíblia.
  • Pessoas que vem de outra Igreja cristã (pentecostal, protestante, neo-pentecostal) ou de outra religião ou crença religiosa e querem conhecer e se aprofundar na Fé Cristã e católica.

Início e tempo de duração da Catequese:

A Catequese de adultos tem seu início sempre no mês de Fevereiro, e terminando em Novembro com a recepção dos sacramentos (Batismo, Eucaristia e Crisma).

O Objetivo último da Catequese de Adultos:

O objetivo último é que os catequizandos depois de ter recebido todos os Sacramentos de iniciação cristã, se tornem cristãos militantes, participativos e inseridos na vida e pastorais de sua Comunidade, sendo testemunhas do Reino de Deus com sua vida.

Algumas fotos da Catequese de Adultos da Paróquia S. Jorge  2008