Sínodo Diocesano

Publicado em 19 de julho de 2017

A nossa diocese de Santo André está vivendo neste Ano Líturgico o seu Sínodo Diocesano, estamos rezando em nossas celebrações, participando dos encontros, e outras atividades onde somos convidados a participar como Igreja que somos, e o Sínodo é um acontecimento Eclesial. O que é Sínodo? Sínodo é uma palavra grega SIN-HODOS, que significa “juntos a caminho”, os primeiros cristãos se designavam como : Os do Caminho. (cf. At 19,9-23). Nossa Igreja é peregrina e assim temos que continuar a caminhar juntos, portanto a dimensão do Sínodo é muito abrangente, pois como povo de Deus somos todos fiéis, fazendo este povo está o papa, bispos, padres, religiosos e leigos . É o Espirito Santo que nos convoca e nos une para caminharmos juntos e sermos dinâmicos em nossa comunidade contribuindo para a missão. O Sínodo Diocesano tem como lema . ” Sonho missionario de chegar a todos”. Sonho é um desejo significativo que temos na vida, sonhar é desejar que se realize em nós um objetivo, nossa Igreja como povo de Deus tem um objetivo a realizar que é servir o Reino de Deus e unir todas as pessoas a Deus, assim fazer comunhão com Deus e com o proximo. Nosso sonho nos faz olhar para o futuro e no final da história quando haverá ” novos céus e nova terra”. (Ap 21,10), Nosso sonho é missionario por que a Igreja é missionaria por natureza, sua origem é a missão do Filho e do Espirito Santo que procedem do Pai, nossa Igreja tem como missão ser sal e luz do mundo, sal para dar sabor e preservar a vida, e luz para mostrar o caminho para Deus. Nossa Igreja missionaria é uma Igreja em saída e todos nós somos parte desta missão da Igreja que deseja anunciar a todos a alegria da Salvação e ser uma casa aberta e acolhedora a todos, sempre agindo com prudencia, coragem e ousadia. Nosso Sínodo é um momento de graça a todos nós, onde somos chamados a participar ativamente, e para que isto venha acontecer devemos estar sempre no processo de conversão pessoal e pastoral. Assim todos unidos pelo Sínodo, clero, leigos, vamos continuar trabalhando em harmonia, somos muitos e formamos um só corpo.
“Este é o sonho missionário:/ a todos os povos chegar,/na alegria do Evangelho,/ Jesus Cristo anunciar !

(Texto escrito conforme “Guia de Leitura n°1) do Sínodo Diocesano da Diocese de Santo André.

Por: Diácono Francisco José Poloni